ALFABETIZAÇÃO FÔNICA
Seqüência de atividades para apresentação dos sons
Som da letra A
Aula 1
1- Professora mostra a letra e pronuncia o som da mesma:
--“Vamos conhecer o som da letra. Repitam comigo:A. Agora você.......Agora você...
2- Dar exemplos de coisas, conhecidas das crianças, que iniciam com o som “a”. Pedir que repitam as palavras pronunciadas, desenhar no quadro ou mostrar figuras das mesmas.
3- Escrever ao lado de cada desenho o nome e destacar a letra “a”.
4- Escrever as diferentes formas que esta letra pode ser representada. Maiúscula, minúscula, de máquina e manuscrita.
5- Escrever o nome dos alunos e analisar se existe o som trabalhado nele. Destacar.
6- Vamos ler um texto sobre esta letra. A professora lê o texto podendo escrevê-lo no quadro ou dar uma folha com o texto digitado. (obs: explicar o que significa cada palavra nova apresentada)
A
Ela está no astronauta
a nas asa do avião.
Na andorinha, na arara,
na amizade e no azulão.
Pintar as figuras da folha apresentada destacando a letra A.
Aula 2
1- Recordar o som A trabalhado na aula anterior;(auditivo, visual e falado)
Mostrar a forma manuscrita e gráfica.
2- Oferecer uma folha com a letra A e várias figuras (sem os nomes) onde os alunos irão apontar, circular e pintar as que iniciam com o som trabalhado.
Sugestão de figuras: Amendoim, alfinete, agulha, alho, abajur, arara, avião, gravata, sapato, fósforo.
3- Após esta atividade feita a professora escreve o nome destas figuras e o aluno aponta e destaca a letra no início da palavra com uma cor e no meio e no final com outra cor.
4- Apresentar uma folha com figuras e seus respectivos nomes onde falta a letra “a”.
Pedir aos alunos que completem as palavras com a letra A (caixa alta).
Aula 3
1- Representar a letra no quadro em manuscrito;
2- Representar a letra em tamanho aumentado para que cada aluno possa experimentar o movimento correto da letra;
3- Solicitar que os alunos, individualmente, vão até a lousa e escrevam a letra com giz; (trabalho 100% acompanhado pela professora e observado pelos colegas)
4- Distribuir uma folha com a letra “a” em manuscrito .Fazer o movimento da letra na folha dada; (com cola, tinta, colagem, etc)
5- Em folha branca treinar o movimento da letra livremente;
6- Cantar a música da D. Aranha. Distribuir uma folha com letra em manuscrito e pedir que circulem as letras “a” encontradas. Colorir as figuras.
7- Estar sempre com os seus nomes à vista para que estejam em contato com as letras de seus nomes;
Aula 4
1- Distribuir folha com vários nomes escritos e pedir que pintem somente os que iniciam com o som “a”;
2- Sugestão de música e brincadeiras para desenvolver a percepção auditiva:
- O sapo não lava o pé; ( cantar trocando as vogais)
- Repetir palavras trocando as vogais,
- Completar frases com palavras que terminem com som parecido;
3- Apresentar a vogal escrita em tarja;
4- Desenhar a tarja no quadro e solicitar que cada um venha escrever a letra com o movimento correto;
5- Após a criança escrever no quadro dar a ela o seu caderno de tarja com a lição já preparada para que ela escreva; (elaborar atividades de escrita e de percepção visual e auditiva)
Dicas:
· Executar o mesmo processo para as demais vogais;
· É importante criar uma rotina e um ritmo para o desenvolvimento das atividades;
· Não esquecer de associação grafema/fonema;
· Solicitar aos alunos o apontamento do está sendo trabalhado em momentos fora das aulas de alfabetização para que o aluno fora do contexto de sala aprimore sua aprendizagem.
Seqüência de atividades para apresentação dos sons
Som da letra A
Aula 1
1- Professora mostra a letra e pronuncia o som da mesma:
--“Vamos conhecer o som da letra. Repitam comigo:A. Agora você.......Agora você...
2- Dar exemplos de coisas, conhecidas das crianças, que iniciam com o som “a”. Pedir que repitam as palavras pronunciadas, desenhar no quadro ou mostrar figuras das mesmas.
3- Escrever ao lado de cada desenho o nome e destacar a letra “a”.
4- Escrever as diferentes formas que esta letra pode ser representada. Maiúscula, minúscula, de máquina e manuscrita.
5- Escrever o nome dos alunos e analisar se existe o som trabalhado nele. Destacar.
6- Vamos ler um texto sobre esta letra. A professora lê o texto podendo escrevê-lo no quadro ou dar uma folha com o texto digitado. (obs: explicar o que significa cada palavra nova apresentada)
A
Ela está no astronauta
a nas asa do avião.
Na andorinha, na arara,
na amizade e no azulão.
Pintar as figuras da folha apresentada destacando a letra A.
Aula 2
1- Recordar o som A trabalhado na aula anterior;(auditivo, visual e falado)
Mostrar a forma manuscrita e gráfica.
2- Oferecer uma folha com a letra A e várias figuras (sem os nomes) onde os alunos irão apontar, circular e pintar as que iniciam com o som trabalhado.
Sugestão de figuras: Amendoim, alfinete, agulha, alho, abajur, arara, avião, gravata, sapato, fósforo.
3- Após esta atividade feita a professora escreve o nome destas figuras e o aluno aponta e destaca a letra no início da palavra com uma cor e no meio e no final com outra cor.
4- Apresentar uma folha com figuras e seus respectivos nomes onde falta a letra “a”.
Pedir aos alunos que completem as palavras com a letra A (caixa alta).
Aula 3
1- Representar a letra no quadro em manuscrito;
2- Representar a letra em tamanho aumentado para que cada aluno possa experimentar o movimento correto da letra;
3- Solicitar que os alunos, individualmente, vão até a lousa e escrevam a letra com giz; (trabalho 100% acompanhado pela professora e observado pelos colegas)
4- Distribuir uma folha com a letra “a” em manuscrito .Fazer o movimento da letra na folha dada; (com cola, tinta, colagem, etc)
5- Em folha branca treinar o movimento da letra livremente;
6- Cantar a música da D. Aranha. Distribuir uma folha com letra em manuscrito e pedir que circulem as letras “a” encontradas. Colorir as figuras.
7- Estar sempre com os seus nomes à vista para que estejam em contato com as letras de seus nomes;
Aula 4
1- Distribuir folha com vários nomes escritos e pedir que pintem somente os que iniciam com o som “a”;
2- Sugestão de música e brincadeiras para desenvolver a percepção auditiva:
- O sapo não lava o pé; ( cantar trocando as vogais)
- Repetir palavras trocando as vogais,
- Completar frases com palavras que terminem com som parecido;
3- Apresentar a vogal escrita em tarja;
4- Desenhar a tarja no quadro e solicitar que cada um venha escrever a letra com o movimento correto;
5- Após a criança escrever no quadro dar a ela o seu caderno de tarja com a lição já preparada para que ela escreva; (elaborar atividades de escrita e de percepção visual e auditiva)
Dicas:
· Executar o mesmo processo para as demais vogais;
· É importante criar uma rotina e um ritmo para o desenvolvimento das atividades;
· Não esquecer de associação grafema/fonema;
· Solicitar aos alunos o apontamento do está sendo trabalhado em momentos fora das aulas de alfabetização para que o aluno fora do contexto de sala aprimore sua aprendizagem.
FONTE: ALFABETIZAÇÃO FÔNICA
FERNANDO CAPOVILLA
10 comentários:
Muito obrigada, pela dica ela será de grande valia.
bjus
Seu blog é lindo! Repleto de idéias criativas e muito úteis na prática pedagógica! Obrigada
Beijos
Lia
Amei o seu trabalho espero que continui assim,você e um ser humano grandioso e bondoso.um abraço.Kal
Estou conhecendo este método e fiquei muito feliz em encontrar este blog!
Olá...
Sou professora na APAE de minha cidade, e estamos adotando o método de Afabetização Fônica, e estou à procura de outras atividades, agradeço muito quem puder me ajudar.Podem deixar a ajuda no meu e-mail:martatefama@hotmail.com
Desde já muito obrigada.
Olá...
Sou professora na APAE de minha cidade, e estamos adotando o método de Afabetização Fônica, e estou à procura de outras atividades, agradeço muito quem puder me ajudar.Podem deixar a ajuda no meu e-mail:martatefama@hotmail.com
Desde já muito obrigada.
Olá...
Sou professora na APAE de minha cidade, e estamos adotando o método de Afabetização Fônica, e estou à procura de outras atividades, agradeço muito quem puder me ajudar.Podem deixar a ajuda no meu e-mail:martatefama@hotmail.com
Desde já muito obrigada.
OI....Bom conhecer o seu blog !Tenho dois aluno com dificuldades de alfabetização .E tenho certeza que seu blog vai me ajudar muito beijos !
Sou acadêmica do 3º ano de Pedagogia e estou aprendendo sobre os métodos, seu blog foi de grande valia, obrigada.
Shirley
Que tesouro maravilhoso.
Parabéns.
Raquel
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